Atendimento: (11) 3333-1303

21/09/2017 - A Reconstrução do Brasil, de José Fucs, é roteiro para crescimento da economia


Todos os adjetivos já foram aplicados para qualificar a crise que atingiu o Brasil desde 2014. Livros e artigos analisaram diversos aspectos das causas e das consequências dos desequilíbrios gerados pela gestão de Dilma Rousseff, das pedaladas à recessão. Chega agora às bancas uma nova obra que passa pela visão do passado, mas olha essencialmente para frente, para os desafios para um futuro que não pode demorar a chegar. 
 
“A Reconstrução do Brasil”, do jornalista José Fucs, acaba de ser lançado pela editora do jornal O Estado de S.Paulo, reúne uma série de 15 reportagens especiais publicadas entre setembro de 2016 e janeiro deste ano. O ponto de partida foi o impeachment de Dilma, em maio do ano passado. Com a expectativa de uma virada radical na política econômica do governo, que acabou acontecendo, Fucs fez mais de 50 entrevistas para traçar um roteiro de mudanças e escolhas consistente com crescimento da economia e capaz de devolver bem estar social ao país. 
 
“O maior estimulo que eu tive foi que, desde o começo eu vislumbrei que a ruptura com governo anterior representaria uma oportunidade de mudança de rota para o Brasil voltar ao trilhos. Como Michel Temer era um presidente de transição, ele poderia fazer reformas, fazer a lição de casa, consertar o estrago nos anos anteriores”, disse José Fucs ao Blog. 
 
O livro trata de temas que seriam delicados e polêmicos num ambiente de relativa estabilidade política. Com o quadro atual, a temperatura das discussões sobre as mudanças necessárias aumenta. Fucs abordou os privilégios de poucos, como uma elite empresarial e os funcionários públicos que têm estabilidade e não são afetados pela ameaça do desemprego nas crises; as leis trabalhistas, a atuação dos sindicatos, o tamanho do Estado, o sistema político, a relação do setor público com o privado nas bases do patrimonialismo, o ambiente de negócios e, claro, todos estes aspectos como entraves para o crescimento. 
 
Cada reportagem se dedicou a um tema, trouxe propostas para saída da crise e, para além da atual conjuntura, propostas para preparar o país para um ciclo mais sustentável de crescimento. Quando a série foi produzida, a partir de meados do ano passado, o país se dividia entre uma expectativa positiva e um ceticismo com a capacidade do novo governo em fazer avanços reais. 
 
Também ninguém imaginava que o país atravessaria uma nova onda de escândalos que pudesse comprometer o andamento das reformas e da retomada da atividade econômica. A delação da JBS, em maio passado, enfraqueceu o mandato de Michel Temer e aumentou a pressão do Congresso Nacional para aprovação dos projetos caros ao governo. A da previdência é adiada dia sim, outro também, e não há consenso sobre a probabilidade de aprovação de algum ponto da proposta antes das eleições de 2018. 
 
“Desde o principio do governo Temer, varias pessoas com quem eu conversei colocavam um sentimento de ceticismo e dúvida na capacidade de avanço da agenda de modernização e arrumação das coisas, na força do governo para transformar o plano em realidade. Olhando hoje, independentemente da delação da JBS, o que o governo conseguiu fazer neste ano e meio, foi mais do que o mais otimista dos analistas ou cientistas políticos poderiam imaginar”, rebate Fucs, citando a aprovação da reforma trabalhista, da nova taxa do BNDES e outros projetos no Congresso Nacional, que aconteceram depois da delação da JBS. 
 
Eu recomendo uma leitura desapaixonada do livro, sem uma busca partidária ou ideológica dos temas tratados nas reportagens. A agenda para o crescimento do país é extensa e complexa e "A Reconstrução do Brasil" colabora, no mínimo, para entender a pauta que se impõe para os próximos anos. Mesmo que uma reforma da previdência passe no Congresso nos próximos meses, já que ela não será a última etapa das mudanças, ao contrário, está entre as primeiras.


Link: http://g1.globo.com/economia/blog/thais-heredia/post/reconstrucao-do-brasil-de-jose-fucs-e-roteiro-para-crescimento-da-economia.html

Fonte: G1

voltar
 
Hashimoto & Augusto
Copyright © 2014 E-HASA Certificação Digital . Todos os direitos reservados