Atendimento: (11) 3333-1303

26/09/2017 - Você já se olhou no Google hoje?


A internet nunca influenciou tanto nossas vidas como hoje. A maneira como interagimos com esse ambiente digital faz cada vez mais parte da nossa vida no mundo real. Por isso, não é de se admirar que tudo o que fazemos lá, acabe influenciando cada vez mais o que acontece aqui. Já parou para pensar que tudo o que você publica na internet, de uma forma ou de outra, influencia na sua identidade? Claro que postar um meme ou uma piada não é nada demais, mas muita gente não se dá conta de que, às vezes, expõe sua intimidade mais do que deveria.

Um dos principais exemplos desse problema é a hora de procurar emprego. Claro que você não colocaria uma foto sua com trajes de banho em seu currículo, mas já parou para pensar que qualquer pessoa conectada à internet pode ter acesso a boa parte do que você publica com uma simples busca no Google? Outro caso recente e mais extremo, que colocou muita gente em pânico, foi o escândalo do site telefone.ninja, que expôs dados pessoais, como endereço e telefone de uma enorme quantidade de usuários. As informações foram retiradas de bancos de dados de diversas empresas operadoras de telefonia. Felizmente, monitorar suas informações não é complicado. Basta seguir algumas dicas simples para ficar sempre de olho na imagem que você está passando nas redes.

DICAS PARA CUIDAR DA SUA IMAGEM NA INTERNET

Procure por você mesmo

O primeiro e mais simples passo é fazer uma busca pelo seu nome no Google. Você pode ter esquecido, mas a internet sempre vai lembrar das fotos e postagens antigas em blogs ou redes sociais. Fique atento para que elas não interfiram na sua vida hoje, como em uma busca por emprego, por exemplo.

Coloque ordem

Não esqueça de configurar os parâmetros de privacidade das suas redes sociais, para que suas informações não apareçam em resultados de busca. Examine seu histórico de ponta a ponta e delete conteúdos indesejáveis. Se isso não for possível, entre em contato com os administradores do serviço.

Não desista das suas redes sociais

Algumas pessoas podem achar que é mais fácil deletar todo perfil. Calma lá! Não desista da sua rede tão facilmente, pois isso também pode prejudicar você. Lembre-se de que redes sociais como Facebook ou LinkedIn, quando usadas corretamente, são grandes aliadas na hora de buscar empregos, ampliar seu networking ou fazer negócios.

Melhore sua imagem virtual

Se o seu objetivo é usar suas redes como ferramentas da sua vida profissional, é muito importante que o que você publica esteja alinhado com a imagem que você quer passar a empregadores ou parceiros. Poste opiniões e textos que condizem com sua profissão e use uma linguagem adequada.

Crie um perfil profissional

Criar um perfil profissional separado do seu pessoal também pode ser uma boa ideia. Lembre-se de configurar seu perfil pessoal para que ele e seu conteúdo não apareçam em buscas. Fique sempre de olho.

Existe também uma outra forma de passar uma excelente imagem na rede, ao lidar com clientes e parceiros: assinar contratos e documentos digitalmente. Uma forma ágil e econômica de resolver esse tipo de questão, com toda segurança e validade jurídica. Para isso, nada melhor que adquirir um Certificado Digital Certisign.

Fonte: Certisign

voltar
 
Hashimoto & Augusto
Copyright © 2014 E-HASA Certificação Digital . Todos os direitos reservados