Atendimento: (11) 3333-1303

27/09/2017 - Juros do cartão de crédito e do cheque especial têm pequena queda em agosto


Apesar do recuo, taxas cobradas nestas modalidades seguem altas. Especialistas recomendam que linhas de crédito sejam utilizadas em momentos de emergência e por um prazo curto de tempo.

 

As taxas média de juros cobradas pelos bancos no cartão de crédito rotativo para pessoas físicas, e também do cheque especial, registraram pequenas quedas em agosto deste ano, segundo números divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Banco Central.

 

No caso do cartão de crédito rotativo, a taxa total passou de 399% ao ano em julho para 397,4% ao ano em agosto deste ano, um recuo de 1,6 ponto percentual no mês passado. Já o juro médio cobrados pelo sistema financeiro no cheque especial caiu de 321,3% ao ano em julho para 317,3% ao ano em agosto - uma queda de quatro pontos percentuais.

 

Segundo especialistas, a modalidade de crédito do cartão rotativo, e também do cheque especial só devem ser utilizada em momentos de emergência e por um prazo curto de tempo, devido ao seu alto custo. A recomendação é que os clientes bancários substituam essas modalidades por linhas mais baratas, como, por exemplo, o crédito consignado (desconto em folha de pagamentos).

 

A taxa do cartão de crédito segue alta apesar das novas regras anunciadas recentemente pelo governo. Agosto foi o quinto mês de vigência destas normas, pelas quais o rotativo só pode ser usado até o vencimento da fatura seguinte. Se na data do vencimento o cliente não tiver feito o pagamento total do valor da fatura, o restante terá que ser parcelado ou quitado. Entenda a regra aqui.

 

Juro do cartão de crédito rotativo sobe de novo em julho para cerca de 400% ao ano

Apesar de queda da taxa Selic, juro médio cobrado pelos bancos também subiu em agosto. Em um cenário de inadimplência estável, 'spread' das operações avançou.

  

A taxa média de juros do cartão de crédito rotativo para pessoas físicas avançou pelo segundo mês seguido em julho, quando atingiu a marca de 399,1% ao ano, segundo informações divulgadas pelo Banco Central nesta quinta-feira (24). No mês anterior, o juro do cartão rotativo estava em 380,8% ao ano.

 

A taxa avançou apesar das novas regras para o cartão de crédito. Julho foi o quarto mês de vigência destas normas, pelas quais o rotativo só pode ser usado até o vencimento da fatura seguinte. Se na data do vencimento o cliente não tiver feito o pagamento total do valor da fatura, o restante terá que ser parcelado ou quitado. Entenda a regra aqui.


Educação Financeira: entenda a nova regra do rotativo do cartão de crédito


Já os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cheque especial registraram pequena queda, passando de 322,6% ao ano, em junho, para 321,3% ao ano, em julho.

 

A modalidade de crédito do cartão rotativo, e também do cheque especial, de acordo com especialistas, só deve ser utilizada em momentos de emergência e por um prazo curto de tempo, devido ao seu alto custo.

 

Juro bancário médio também cai

 

A taxa média de juros das operações de crédito das instituições financeiras, com recursos livres (sem contar BNDES, crédito rural e imobiliário) recuou 1,5 ponto percentual em agosto nas operações com pessoas físicas, para 62,3% ao ano, segundo dados divulgados pelo Banco Central.

 

Também recuou, em agosto, a taxa média de todas as operações (pessoas físicas e jurídicas), para 45,6% ao ano, contra 46,6% ao ano em julho. No caso dos empréstimos para as empresas, também com recursos livres, a taxa somou 24,4% ao ano em agosto, com queda de 0,9 ponto percentual na comparação com o mês anterior (25,3% ao ano).

 

A queda dos juros bancários acontece em momento de recuo da Selic, a taxa básica de juros da economia, fixada pelo Banco Central, que influencia a chamada "taxa de captação" dos bancos, ou seja, quanto eles pagam pelos recursos.


Link: https://g1.globo.com/economia/noticia/juros-do-cartao-de-credito-e-do-cheque-especial-tem-pequena-queda-em-agosto.ghtml

Fonte: G1

voltar
 
Hashimoto & Augusto
Copyright © 2014 E-HASA Certificação Digital . Todos os direitos reservados