Atendimento: (11) 3333-1303

20/03/2018 - Imposto de Renda 2018: É possível colocar cônjuge desempregado como dependente?


Especialista responde dúvidas de leitores do G1 sobre a declaração do IR.

 

 

OG1 recebeu perguntas de leitores sobre a declaração do Imposto de Renda de 2018, e pediu ajuda a especialistas para responder às questões dos contribuintes diariamente.

 

Veja abaixo resposta do contador Heber Dionízio, do escritório Contabilizei, para pergunta sobre a possibilidade de declarar um cônjuge como dependente, mesmo que ele tenha rendimentos em parte do ano.

 

“Minha esposa foi desligada do emprego em 2017, porém isso aconteceu em fevereiro. Ela teve rendimentos por 2 meses. Eu poderia colocá-la como dependente proporcional aos outros 10 meses em que ela não teve nenhum rendimento?”

 

Resposta: “Sim. A renda dela, como de todo dependente, será somada à do titular para cálculo do imposto. É preciso "simular" o preenchimento da declaração com ou sem ela, pois um dependente abate apenas R$ 2.275,08. Ela pode ter recebido mais que isso, no entanto pode ter tido despesas dedutíveis suficientes que compensem a soma da renda e ainda otimizem o IR a restituir do titular.”

 

Link: https://g1.globo.com/economia/imposto-de-renda/2018/noticia/imposto-de-renda-2018-e-possivel-colocar-conjuge-desempregado-como-dependente.ghtml

Fonte: G1

voltar
 
Hashimoto & Augusto
Copyright © 2014 E-HASA Certificação Digital . Todos os direitos reservados